Site Meter

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Bolo da Alê


Alê, madrinha de casamento, amiga querida para todas as horas fez aniversário, e nada melhor pra comemorar que um bolo! Mas espere aí! Estamos falando da Alê que tem um paladar super fácil de agradar: só come verduras(nem todas), legumes (nem todos), frutas (nem todas), peixe e carne de porco, só! Outro pequeno detalhe: também não gosta de bolo, a não ser que seja um bolo de amendoim. :)

Ingredientes da massa:
Aqui. Pra esse bolo de +/- 40cm, fiz a massa dobrada, adicionando apenas uma medida (120g)de farinha de trigo e outra de amendoim torrado e moído.

Recheio:
1 lata e 1/2 de leite condensado
1/2 lata de leite
2 gemas
1 xícara e 1/3 de amendoim torrado e moído.

Como já disse antes, morro de medo do tal do Murphy, então cozinho o creme no microondas, até ficar firme (pra essa quantidade, uns 10 minutinhos), mexendo de vez enquando pra não empelotar. Uns 3 minutos antes de ficar pronto, amendoim nele, volta pro microondas.

Bolo assado, recheio pronto (e frio), vamos montar. Eu dividi esse bolo no meio, umedeci (generosamente) com uma mistura de licor de ameixa e água. Bolo, recheio, bolo. Cobri com chantilly e mais amendoim nas laterais. Por cima, uma treliça de massa choux:
150g. de farinha
1 colher de chá de sal
15g. de açúcar
100g. de manteiga sem sal
125ml de água
125ml de leite
4 ovos

Água, leite e manteiga numa panela até a manteiga derreter. Aumente o fogo e deixe ferver. Logo em seguida junte a farinha, o sal e o açúcar, tire do fogo e mexa até formar uma pasta que solta do fundo. Esperar até esfriar (uns 15 minutinhos). Voltar a massa ao fogo até formar uma bola. Tirar do fogo novamente e pôr os ovos. Agora, minha amiga, vamos malhar o braço e bater com uma colher de pau até ficar uma massa lisa.

Para assar: forre um fundo de forma (com o mesmo diâmetro do bolo) com papel manteiga e com a massa num saco de confeitar, faça um circulo acompanhando as extremidades. Agora é só fazer tiras de massa para compor a trama. Coloquei também umas gotinhas de massa no borda pra cobrir eventuais falhas. Agora é só assar no forno a 220° por 10 minutos, depois abaixar para 190º por mais uns 10/15 minutinhos, ou até ficar dourada. Depois de assada e fria, pôr em cima do bolo. :)

Obs: as fotos ficaram péssimas porque a bateria da máquina estava fraca e a iluminação do restaurante não ajudou, mas o bolo recebeu vários elogios, inclusive da aniversariante! :) Alê, te amo!

7 comentários:

Unknown disse...

Caraca, o que foi esse bolo?
Tudo de bom, D-E-L-C-I-0-S-O...D-I-V-I-N-O!!!
Jubs, vc se supera a cada dia!!!
Vou me candidatar a cobaia!!
Ah, o Mais Você te espera!!!!!!!
Bjos
Eva

Anônimo disse...

Dona JUJU,

Minha afilhada com muito orgulho diga-se de passagem.
Meu bolo ficou um espetáculo e olha que eu sou uma pessoa de gosto fácil apurado, mas, fácil (rs)....
Vc caprichou !!!
Esta me saindo uma Mestre Cuca.
Muito, muito, muito amendoim!!!

Eli disse...

Juju descobri agora essa sua cozinha e agora me aguenta pois não vou sair mais daqui, delicia!! :)

Anônimo disse...

Parabéns para a Alê pelo aniversário e a você Juju pelo lindo bolo

Heidi disse...

Olá Querida!
Lindo este bolo, e bastante diferente com este complemento da massa choux, excelente, parabéns mesmo.
Um grande abraço.

Anônimo disse...

Juju bom fim de semana!

Flor de Sal disse...

Meu Deus! Que Delícia!