Site Meter

domingo, 1 de julho de 2007

Doce de abacaxi

Vocês não imaginam o sucesso que esse doce faz. Acho que eu sou a pessoa que é menos chegada nele... Marido, irmãos, amigos, todos amam! Essa versão, servida no proprio abacaxi, eu experimentei pela primeira vez esses dias, e aprovei. Fica bem bonito e não altera em nada a dinâmica do doce, antes servido em formas de vidro.

Ingredientes:

1 abacaxi médio
100g. aproximadamente de açúcar
1 pitada de cardamomo em pó
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite (ou creme de soja)
2 gemas
2 claras em neve, batidas com 5 colheres de sopa de açúcar

Primeiro você deve cortar o abacaxi no sentido vertical, inclusive a coroa. Tire com cuidado toda a polpa, descartando o miolo. Ponha a polpa cortada em pedacinhos numa panela com o açúcar e o cardamomo e cozinhe até formar uma calda consistente.

No microondas leve o leite condensado e as gemas por aproximadamente 5 minutinhos, mexendo de vez enquando. Quando estiver pronto, misturar o creme de leite.

Coloque o doce do abacaxi na ''travessa'' de abacaxi, o creme por cima, e finalmente o merengue. Leve ao forno até dourar levemente. :)

7 comentários:

Anônimo disse...

Ju adorei a "travessa" de abacaxi ficou lindo e originalíssimo!Parabéns pela idéia!
Você me perguntou sobre o creme de leite fresco,aqui no Rio só encontro mesmo em super mercados,antigamente lembro que minha mãe comprava na confeitaria Colombo em Copacabana,não sei se ainda tem,mas vale a pena dar uma ligada e verificar tudo lá é muito bom!!!
Minha receita de hoje é MARAVILHOSA!!!Beijo

Eli disse...

Aí que capricho! Achei linda a sobremesa!!

Fer Guimaraes Rosa disse...

que coisa mais linda esse doce, servido na propria fruta! adorei! ;-) beijao,

Anônimo disse...

Ju,Bom dia!Que manhã linda no nosso Rio de Janeiro heim?!Beijo

Ricardo disse...

Isso é chantagem com a alma! Um fastfood de culpas atrozes, uma tentação.
Parabéns

Anônimo disse...

Ju já que vc não gosta de abobrinhas acho que a fritada fica boa com espinafre sim ou melhor ainda com brócolis!
Eu adoro abobrinha acho que é meu legume preferido,mas gosto dela bem durinha.

Cinara disse...

Eu precisava ter conhecido este doce antes... No ano passado, fiquei um tempão procurando um doce para fazer com um monte de abacaxis que eu tinha ganhado, e não achei nada muito interessante. Esta receita é ótima e já está anotada! ;o) Bjs!