Site Meter

domingo, 22 de julho de 2007

Bolo de limão e sementes de papoula

Vocês não tem noção do que é este bolo! A receita original veio daqui. Seriam muffins, mas como não tinha muito tempo, fiz numa forma de bolo inglês. Essa cobertura eu resolvi fazer quando o bolo já estava quase na metade... Sabem como é: marido muuuuito doente (gripe), tem que fazer um agrado, né?!

Ingredientes:
1 xícara de manteiga sem sal
1 xícara de açucar
4 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de baunilha (eu usei açúcar de baunilha)
2 colheres de sopa de sementes de papoula
1 colher de chá de casca de limão siciliano ralada
suco de 1 limão siciliano (aproximadamente)
1 colher de chá de cremor tártaro.
1 colher se sopa (cheia) de fermento em pó

Fiz esse bolo sem batedeira, só misturando com o fouet. Bater o açúcar com a manteiga, depois juntar os ovos inteiros, um a um. Logo depois os ingredientes secos (menos o fermento), o suco de limão e por último o fermento. Eu, pessoa desligada como o quê, confundi o açúcar de baunilha com o cremor tártaro. Pô é tão parecido! :) Quando me dei conta da besteira que tinha feito, orei a Deus pra que tudo desse certo e continuei como se nada tivesse acontecido. O resultado foi ótimo! Forma untada, 20 minutinhos de forno médio, ou até que fique levemente dourado.

Cobertura:
1 lata de leite condensado
suco de 1 limão siciliano

Misturar o leite condensado e o limão até ficar firme. Cobrir o bolo, usando uma espátula para acertar. :)

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Tabule

No domingo me bateu uma vontade enorme de comer tabule... aí me dei conta que nunca havia feito. Mas de maneira alguma esse pequeno detalhe virou obstáculo! Corri pra internet procurando alguma receita que me enchesse os olhos. Nenhuma! A maioria levava pepino, mas sinceramente não me lembro de ter comido tabule com pepino. Eu gosto de pepino, mas nada a ver, né?! Acabei optanto por não seguir receita nenhuma. Outra questão é o tomate: vi receitas em que se usava pedaços enormes de tomate. Discordo. Pra mim, é importante colocar pedaços pequenos pra que a salada fique úmida, sem destacar muito o sabor do tomate, saca? Nessa salada a união realmente faz a força! Não é que o resultado foi bom?

Ingredientes:
1 xícara de trigo para kibe
2 tomates picados bem pequenininhos
Hortelã fresca picadinha
Azeite

Suco de 1 limão
Sal
Pimenta do reino

Primeiro você deverá lavar o trigo em água corrente e depois pôr numa vasilha, cobrir com água e deixar de molho por mais ou menos 2h. Ele vai inchar bastante! Passado o tempo, espremer bem entre as mãos pra tirar toda a água. Agora, minha amiga, é só festa: misturar os tomates a hortelã, a pimenta, o azeite, o sal e o limão. Bom apetite! No dia seguinte fica melhor ainda!

terça-feira, 17 de julho de 2007

Creme de espinafre



Com esse frio que até ontem fazia no Rio, nada melhor do que um caldo quentinho! E esse é um daqueles que aquece o coração! Nesse caldinho leve o espinafre é o astro que reina absoluto! Na hora de fazer, não se prenda a medidas! O que vale é o gosto pessoal de cada um: mais cremoso, menos espinafre...e por aí vai!

Ingredientes:
Batatinhas bem cozidas em água e sal (é o que vai servir de base para o seu caldo e determinar a consistência)
Espinafre cozido, cortado em pedacinhos
Caldo em que foi cozido e espinafre
Sal
Um pouco de creme de leite

Quando as batatinhas estiverem cozidas, mas ainda com um tiquinho d’água, bata com um fouet até formar um purê. Daí é só misturar o espinafre, o caldo em que ele foi cozido, corrigir o sal e deixar ferver por alguns minutinhos. Quando estiver pronto, desligar o fogo e juntar o creme de leite. Pra fazer uma gracinha eu coloquei algumas fatias de bacon frito (ninguém é de ferro) e um fio de azeite. Bom apetite! :)

terça-feira, 10 de julho de 2007

Mignon com molho de cerveja preta

Ontem foi a apresentação do projeto final do marido. Excelente! Foi super elogiado... como recompensa por tanto trabalho, um jantarzinho. :)

Igredientes do molho:
1 lata de cerveja preta (qualquer marca)
1 caixinha de creme de leite
250ml de molho de tomate
sal
pimentinha calabresa só pra fazer uma graça

Levar ao fogo na panela de pressão até reduzir o suficiente pra se transformar num molho encorpado.

Batatas souté:
Batatinhas cortadas, levemente cozidas levadas ao forno com um fio de azeite e um pouco de alecrim até ficarem levemente douradas.

Brocolis cozidos no vapor, regados com azeite e um tiquinho de sal.

4 bifinhos de filé mignon, um pouco de azeite, tomilho e sal. Que depois de alguns minutinhos foram grelhados (cuidado para não deixar passar do ponto. a carne pode ficar um pouco dura se o bife for muito fino)

E esse foi o jantarzinho. De sobremesa, as famosas forminhas de chocolate, só que dessa vez com chantily e cerejas.

Nada contra (muito menos a favor), mas tenho uma questão: porque homem se envolve tanto (se estressa, xinga e tudo mais) com um reles jogo de futebol pela tv? :)

sábado, 7 de julho de 2007

Dona Juju também é cultura

Minha amiga dona-de-casa, chegou a solução para os seus problemas na hora de abrir compotas, conservas e afins.

Quando você tiver dificuldade em abrir um vidro de compota ou conserva, utilize um pouco de ciência para não fazer tanto esforço. Geralmente, o vidro é bem fechado. Durante a embalagem destes alimentos forma-se um vácuo parcial. Se o vasilhame é de vidro e a tampa de metal, você pode esquentar a tampa usando água quente (eu usei um pano de prato mergulhado em água bem quente). A tampa vai dilatar mais rapidamente que o vidro, expandindo de forma a facilitar a abertura. :)

Fonte: http://www.correiogourmand.com.br

Torta de liquidificador

Essa torta foi realmente uma grata surpresa! Sabe aqueles dias que você vai pra cozinha, sem muita criatividade e com muita fome? Pois é...foi assim que essa torta saiu. Pra dizer a verdade, nem liquidificador eu usei: tudo numa vasilha, misturei com o fouet e pronto! Modéstia à parte, eu recomendo!

Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de azeite (não tinha oleo em casa, acabei usando o azeite por acidente, mas fez TODA diferença)
1 xícara de leite
3 ovos
1 colher de sobremesa de fermento em pó
sal

Misturar tudo. Pro recheio eu saí catando tudo o que estava na geladeira. Usei atum, molho de tomate da noite anterior, ervilha, milho... Mas você pode usar toda a sua criatividade na hora de fazer o recheio. Numa forma untada: metade da massa, recheio, massa. Forno médio por uns 30 minutos, ou até começar a dourar. Vai fundo! :)

PS: Foto estranha,pouca bateria na máquina. :/

quinta-feira, 5 de julho de 2007

Salada de tudo um pouco


Esses dias estávamos cheios de fome, mas o ânimo de ir pra cozinha não estava lá grandes coisas... então: saladinha com batatas cozidas. Até o marido que não era muito chegado em salada (sim, porque isso está mudando! hoje ele até come alguns alimentos verdes!), gostou. Às vezes é necessário um verdezinho, concordam? Pode até ser um verde hipócrita, cheio de calorias ao redor, só para aliviar a consciência. :)
Pra essa saladinha eu usei: Alface americana, azeitonas pretas, provolone temperado, frango,
tomate seco, picles da Hemmer (que são idênticos aos do Mc'Donalds) e batatas cozidas, regados com bastante azeite, e umas pitadinhas de alecrim e manjericão picadinhos. Bom apetite! :)

domingo, 1 de julho de 2007

Doce de abacaxi

Vocês não imaginam o sucesso que esse doce faz. Acho que eu sou a pessoa que é menos chegada nele... Marido, irmãos, amigos, todos amam! Essa versão, servida no proprio abacaxi, eu experimentei pela primeira vez esses dias, e aprovei. Fica bem bonito e não altera em nada a dinâmica do doce, antes servido em formas de vidro.

Ingredientes:

1 abacaxi médio
100g. aproximadamente de açúcar
1 pitada de cardamomo em pó
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite (ou creme de soja)
2 gemas
2 claras em neve, batidas com 5 colheres de sopa de açúcar

Primeiro você deve cortar o abacaxi no sentido vertical, inclusive a coroa. Tire com cuidado toda a polpa, descartando o miolo. Ponha a polpa cortada em pedacinhos numa panela com o açúcar e o cardamomo e cozinhe até formar uma calda consistente.

No microondas leve o leite condensado e as gemas por aproximadamente 5 minutinhos, mexendo de vez enquando. Quando estiver pronto, misturar o creme de leite.

Coloque o doce do abacaxi na ''travessa'' de abacaxi, o creme por cima, e finalmente o merengue. Leve ao forno até dourar levemente. :)

Panquecas na chapa com morangos

Charmosas, gostosas e fáceis! Essas panquecas fazem o maior sucesso aqui em casa.

Ingredientes:
225g. de farinha de trigo
1 colher de chá de cremor tártaro
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
25g. de açúcar
2 ovos
300ml. de leite
50g. de manteiga derretida

Você deve peneirar os ingredientes secos numa vasilha, misturar os ovos e os demais ingredientes até obter uma massa lisa. Está pronta a massa...dá pra acreditar? Agora é só pôr às colheradas numa chapa (eu usei a frigideira mesmo) e fritar até aparecerem umas bolhinhas na superfície da massa, virar e fritar o outro lado até dourar. Eu servi com uma calda de morango (morangos e açúcar numa panela, em fogo baixo, até as frutinhas amolecerem e a calda ficar consistente), já que o marido diz que os morangos in natura têm gosto de árvore. :)